Um telescópio especial para encontrar pessoas criativas

Segundo a Nasa, um buraco negro é um lugar no espaço onde a gravidade é tão forte, que nem mesmo a luz consegue escapar. Isso acontece devido a imensa quantidade de matéria condensada em uma pequena área. Um dos motivos que leva ao surgimento de um buraco negro, é a morte de uma estrela. Pelo fato da luz não poder escapar, buracos negros são invisíveis e para encontrá-los é necessário identificar as estrelas a sua volta com o uso de telescópios especiais.

Curiosidades sobre o espaço é algo incrível, caso você queira saber um pouco mais sobre o assunto, recomendo o documentário Cosmos: A Spacetime Odyssey, com Neil deGrasse. Mas quero compartilhar outra coisa, o que me veio a mente a primeira vez que li sobre isso, foram diversos paralelos sobre nossa vida e diversos aspectos aplicáveis no ambiente profissional.

Como éramos antes da gravidadeum telescopio especial

Você deve se lembrar ou talvez seus familiares ainda contem histórias engraçadas sobre as coisas que você fazia e dizia quando era criança. Respostas inusitadas para certas perguntas, uma observação inesperada, uma solução inocente mas ao mesmo tempo muito criativa para um problema qualquer e às vezes algum comentário constrangedor para os adultos. Assim como as estrelas, as ideias das crianças brilham intensamente e você pode ver de longe a espontaneidade com que elas vivem. Talvez justamente por este motivo, por elas terem vivido tão pouco e não estarem acostumadas com as coisas que, nós adultos, já aceitamos, elas têm esse pensamento jovem, inovador e inúmeras vezes surpreendente.

 

O surgimento de um buraco negro

Porém, crianças crescem e da mesma maneiras que você lembra daquelas histórias engraçadas, você também lembra daquelas que não tem nenhum pouco de graça. Alguns de nós passam por críticas severas. Alguns são ensinados a não expor suas ideias. Basta lembrar as diversas vezes em que você já presenciou pais corrigindo seus filhos por falarem algo em público. Quantas crianças são ensinadas a não expor suas idéias e pensamentos? Quantas crianças são ensinadas que suas palavras são bobas e impossíveis? É assim que se mata lentamente uma estrela. É assim que surge um buraco negro, um adulto.

Picasso já tinha compreendido isso muito bem quando disse:
“Toda criança é um artista. O problema é o como manter-se artista depois de crescido.”

 

Nem mesmo a luz pode escapar

um telescopio especialEm uma reunião, um brainstorm ou em uma conversa cotidiana no ambiente de trabalho, muitas pessoas deixaram de propor soluções e apresentar idéias pelo simples fato de acharem que não eram bons o suficiente. A gravidade dentro de nós é tão forte, que nem mesmo a luz das nossas idéias consegue escapar. Assim como um buraco negro, dentro de nós pode haver uma imensa quantidade de matéria, de conteúdo que pode ser usado e muito bem aproveitado, mas a gravidade gerada pela morte de uma estrela continua sendo muito forte.

 

A responsabilidade diante do invisível

Com a luz presa pela gravidade, pessoas criativas estão se tornando cada vez mais invisíveis. Mas tão difícil quanto encontrá-las, é olharmos para dentro de nós mesmos e notarmos que talvez sejamos nós que estamos prendendo nossas ideias e destruindo aos poucos nossa criatividade.

Não temos telescópios especiais para nos ajudar nessa tarefa de encontrar esses buracos negros e descobrir as ideias contidas ali. O que temos é a responsabilidade de não deixar que a gravidade seja tão forte a ponto de não nos expressarmos. E se já estamos acostumados a guardar nossos pensamentos, se torna um desafio colocá-los para fora. Requer um esforço e prática, mas acredito que acima de tudo, expor pensamentos e ideias, requer coragem. Coragem em falar coisas que vão parecer bobas, mas podem surpreendentemente ser uma solução criativa e eficaz. Já presenciei casos como esse, tanto em um ambiente corporativo, como em uma conversa com um garoto de 7 anos.

“Tenha pessoas jovens no seu time ou pessoas com mentes jovens, porque eles fazem com que as pessoas em volta pensem jovem”
Tony Fadell

Identificar e auxiliar pessoas com essa forte gravidade dentro de si é o papel de cada um de nós. Porém, a responsabilidade de criar um ambiente em que as pessoas sintam-se livres e não tenham medo de colocar suas ideias sobre a mesa é principalmente de você que gerencia, lidera ou trabalha com gestão de pessoas. Talvez sejamos nós mesmos a principal ferramenta para encontrar grandes ideias, soluções inovadoras e principalmente pessoas com um grande valor dentro de si. Talvez sejamos nós, aquele telescópio especial para encontrar pessoas criativas.